Logo Glasso Portugal

ESTATUETAS PERSONALIZADAS, PRÉMIOS E ACESSÓRIOS PUBLICITÁRIOS

968 030 912
Chamada para rede móvel nacional

Nossa wikipedia, material: metal

Veja também: Construção de estatuetas | Galeria de estatuetas de metal

 

Para criar nossas estatuetas, usamos uma ampla gama de produtos e elementos de metal. Assim como com o vidro, podemos usá-lo para criar estatuetas completas e adicionar complementos de outros materiais. Em nossa produção, utilizamos várias ligas de metal, que diferem em suas propriedades técnicas e nas possibilidades que oferecem em diferentes processos de usinagem, mas também principalmente em cor.

As principais ligas que utilizamos são:

a) Aço (oxidado)

Aço (oxidado)
O aço oxidado é um dos materiais básicos que usamos na construção de nossas estatuetas ou elementos estruturais. Usamos principalmente o aço oxidado para criar estatuetas-esculturas, que por si só são pequenas obras de arte. Como o aço é propenso a oxidação, todos as estatuetas de metal são oxidados ou metalizados, por exemplo, cromando, para protegê-las da corrosão e dar-lhes o visual exclusivo desejado. No caso da oxidação das estatuetas de metal, conseguimos uma cor semelhante à das estatuetas de bronze.

b) Aço inoxidável

Aço inoxidável
O aço inoxidável é um tipo de aço que, como o próprio nome indica, é caracterizado por ser resistente à oxidação. Graças a isso, os elementos feitos de aço inoxidável não precisam ser revestidos com uma camada adicional de proteção. O aço inoxidável tem uma cor prateada-cinzenta. Com o aço inoxidável, podemos criar elementos planos ou planos curvos. Além disso, podemos construir formas tridimensionais a partir dele (geralmente simples e ocas no interior), através do processo de soldagem TIG/MIG.

c) Latão

Latão
Usamos o latão em nossas criações assim como o aço. A característica mais distintiva e importante para nós ao criar estatuetas é a sua cor. O latão tem uma cor dourada e muitas vezes usamos para criar estatuetas com acabamento em dourado. Devido à facilidade de oxidação do latão (e consequente mudança de cor), cobrimos com um verniz transparente. Sem proteção, o latão escurece após alguns dias em contato com a água ou um ambiente úmido.

d) Alumínio

Alumínio
O alumínio é um metal cinza-prateado, muito mais leve e macio que o aço. Devido à sua facilidade de usinagem, usamos principalmente o alumínio para elementos tridimensionais e peças mais espessas. Geralmente, usamos o alumínio para criar blocos ou bases metálicas. Também usamos o alumínio para criar estatuetas com formas mais complexas que são usinadas em fresadoras CNC.

e) Fundição

Fundição
Estátuas podem ser fundidas. Geralmente, devido ao custo, elas são feitas de uma liga de zinco e alumínio. Essa tecnologia é geralmente usada para encomendas de quantidades maiores do que 50 peças, devido aos altos custos iniciais. É necessário criar um modelo 3D computadorizado que servirá como referência para a criação do modelo físico, feito por exemplo, através da tecnologia 3D, e também para a criação dos moldes para as fundições das estatuetas de metal. As estatuetas fundidas a partir de uma liga de zinco e alumínio são uma categoria muito exclusiva de estatuetas, não só apresentam uma bela aparência, mas também são muito resistentes. A liga de zinco garante uma certa flexibilidade do metal, como em pequenos elementos. Por isso, geralmente não quebram, mas sim dobram em caso de pressão ou impactos acidentais.

 


Acabamentos de metais

Os metais, além de suas propriedades tecnológicas e de cor, nos permitem manipular sua superfície. Dependendo da técnica utilizada, podemos obter efeitos interessantes e diferentes entre si.

a) Escovagem

Nadaje-se uma textura fosca ou semibrilhante à superfície do metal através do szczotkowanie, técnica que consiste em aplicar milhares de "riscos" paralelos. Para isso, utiliza-se uma ferramenta especializada, relativamente simples, que é passada repetidamente sobre a superfície do metal para criar a estrutura desejada. Esse processo permite criar uma textura uniforme, com um brilho suave que não é tão intenso quanto o obtido com o polimento. O szczotkowanie é um acabamento popular para elementos metálicos em muitos projetos.

A escovagem é o acabamento mais popular dos componentes metálicos nas nossas realizações.

b) Polimento

O polimento de metais consiste em dar um brilho espelhado à superfície do metal. É um processo trabalhoso que requer precisão perfeita. Os elementos polidos têm uma aparência muito elegante e refletem a luz de maneira característica. No entanto, todas as imperfeições do material e do acabamento são claramente visíveis na superfície polida. É preciso ter muito cuidado com os elementos polidos, pois qualquer pequeno arranhão pode causar uma aparência estética negativa.

c) Jacto de areia

Jateamento de metal, assim como no caso do vidro, dá-lhe uma estrutura fosca uniforme. Para dar este efeito, usamos uma jateadora.

d) Malhar 

É possível pintar qualquer tipo de metal por completo ou em partes. No caso em que todo o elemento é pintado, geralmente usamos aço (principalmente devido à fácil usinagem e baixo custo do material). É possível aplicar tintas em metais em qualquer cor.