Logo Glasso Portugal

ESTATUETAS PERSONALIZADAS, PRÉMIOS E ACESSÓRIOS PUBLICITÁRIOS

968 030 912
Chamada para rede móvel nacional

Nossa Wikipedia, assunto: Impressão 3D

Veja também: Construção de estatuetas | Galeria de estatuetas de impressão 3D

 

Impressão 3D

A tecnologia de impressão 3D permite criar elementos e figuras complexas e personalizadas. Com ela, é possível transferir um projeto tridimensional virtual diretamente para o mundo real.

A impressão 3D também é usada para prototipagem de produção em massa (permitindo testar um detalhe sem a necessidade de iniciar todo o processo de produção, como o teste de tamanho) e para a criação de moldes para produção final (o objeto, após o devido tratamento, serve como um modelo para a criação de um molde preciso para fundições).

Nesta tecnologia, também produzimos elementos finais (sejam componentes ou estatuetas inteiras). No entanto, geralmente isso ocorre em projetos de menor escala, nos quais não é rentável criar moldes para fundições.

Dependendo das necessidades do cliente e da tecnologia escolhida, os elementos após a produção podem passar por vários processos tecnológicos (como polimento de superfície, pintura ou cromagem).

De maneira geral, a tecnologia de impressão 3D consiste em adicionar camadas muito finas de material, uma sobre a outra, para construir a estatueta de baixo para cima.

 

Atualmente, existem muitas tecnologias de impressão 3D, algumas com pequenas diferenças, dependendo do fabricante da impressora. As principais são:

SLA

A impressão 3D SLA é produzida com resina líquida. As camadas de impressão são criadas através da solidificação por laser de ondas específicas.

A plataforma da impressora é posicionada na borda da superfície da resina localizada na câmara da impressora. Neste ponto, o laser solidifica uma camada da resina, que se deposita na plataforma. Depois que a camada é concluída, a plataforma se move para cima e o laser solidifica a próxima camada da resina, conectando-a à camada anterior.

Este é uma tecnologia de alta resolução. É adequada para a criação de modelos para moldes de fundição menores.

SLS i DMLS  

ara impressão SLS, é usado um pó de plástico (e pó metálico em impressoras DMLS). Ele é fundido por um laser.

Na impressora, é utilizada uma camada de pó do material escolhido (plástico ou metal) na câmara de impressão. Na superfície do pó, o laser executa a primeira camada, e então a câmara é rebaixada em uma camada de espessura de impressão. Uma escova niveladora uniformiza a superfície do pó novamente e o laser executa a próxima camada de fusão. O processo é repetido até que a impressão esteja completa.

As vantagens desta tecnologia são a sua alta resolução e a ausência da necessidade de criar suportes, permitindo que modelos geometricamente complexos sejam impressos com facilidade.

A impressão DMLS, devido ao material utilizado (pó metálico), tem a maior resistência entre as tecnologias disponíveis de impressão 3D. A vantagem é a escolha de metais disponíveis (incluindo preciosos). Infelizmente, essa tecnologia também é muito cara.

FDM

Esta tecnologia consiste em depositar na mesa da impressora termoplástico fornecido à cabeça de impressão na forma de filamento (fio feito de material plástico). Ele é aquecido e colocado na forma fundida na plataforma, camada por camada. Após cada camada subsequente, a plataforma ou a cabeça de impressão é deslocada no eixo X (dependendo do dispositivo). As camadas aquecidas subsequentes se fundem por soldagem.

Esse tipo de impressão tem precisão e resolução relativamente baixas, portanto é mais comumente usado para prototipagem de peças maiores.

MJP  

Drukadoras MJP em termos simples lembram impressoras jato de tinta convencionais. O material (fotopolímero) é aplicado por uma cabeça de impressão na superfície da mesa em forma de uma camada fina e, em seguida, endurecido por luz UV. Dessa forma, uma camada de impressão é criada. Em seguida, a plataforma de trabalho é abaixada e a cabeça de impressão aplica a próxima camada de impressão.

No caso da impressão MJP, é necessário um material adicional - suporte. Isso é fornecido por uma resina separada da cabeça de impressão e, finalmente, é removido usando água.

Assim como na impressão SLS, aqui não lidamos com suportes padrão, o que permite a impressão de figuras complexas e complicadas. Uma vantagem é também, sem dúvida, a alta precisão e qualidade de superfície.

CJP  

Esta tecnologia de impressão 3D combina um pouco do SLS e do MJP. Para criar figuras, é utilizado pó, distribuído na câmara de forma semelhante à impressão SLS. No entanto, as camadas de impressão são unidas usando um agente aglutinante, aplicado entre as camadas (o formato do aglutinante impresso define o formato da camada). O agente aglutinante é aplicado por uma cabeça semelhante à de uma impressora a jato de tinta. E, muito importante, pode ser colorido, permitindo impressões coloridas.

As vantagens do CJP incluem velocidade e baixo custo de criação de impressões. E a falta de suportes tecnológicos e a capacidade de imprimir em cores permitem a criação de elementos inacessíveis para outras tecnologias.