Nossa Wikipedia, assunto: Impressão 3D
Veja também: Construção de estatuetas | Galeria de estatuetas de impressão 3D
Atualmente, existem muitas tecnologias de impressão 3D, algumas com pequenas diferenças, dependendo do fabricante da impressora. As principais são:
SLA
A impressão 3D SLA é produzida com resina líquida. As camadas de impressão são criadas através da solidificação por laser de ondas específicas.
A plataforma da impressora é posicionada na borda da superfície da resina localizada na câmara da impressora. Neste ponto, o laser solidifica uma camada da resina, que se deposita na plataforma. Depois que a camada é concluída, a plataforma se move para cima e o laser solidifica a próxima camada da resina, conectando-a à camada anterior.
Este é uma tecnologia de alta resolução. É adequada para a criação de modelos para moldes de fundição menores.
SLS i DMLS
ara impressão SLS, é usado um pó de plástico (e pó metálico em impressoras DMLS). Ele é fundido por um laser.
Na impressora, é utilizada uma camada de pó do material escolhido (plástico ou metal) na câmara de impressão. Na superfície do pó, o laser executa a primeira camada, e então a câmara é rebaixada em uma camada de espessura de impressão. Uma escova niveladora uniformiza a superfície do pó novamente e o laser executa a próxima camada de fusão. O processo é repetido até que a impressão esteja completa.
As vantagens desta tecnologia são a sua alta resolução e a ausência da necessidade de criar suportes, permitindo que modelos geometricamente complexos sejam impressos com facilidade.
A impressão DMLS, devido ao material utilizado (pó metálico), tem a maior resistência entre as tecnologias disponíveis de impressão 3D. A vantagem é a escolha de metais disponíveis (incluindo preciosos). Infelizmente, essa tecnologia também é muito cara.
FDM
Esta tecnologia consiste em depositar na mesa da impressora termoplástico fornecido à cabeça de impressão na forma de filamento (fio feito de material plástico). Ele é aquecido e colocado na forma fundida na plataforma, camada por camada. Após cada camada subsequente, a plataforma ou a cabeça de impressão é deslocada no eixo X (dependendo do dispositivo). As camadas aquecidas subsequentes se fundem por soldagem.
Esse tipo de impressão tem precisão e resolução relativamente baixas, portanto é mais comumente usado para prototipagem de peças maiores.
MJP
Drukadoras MJP em termos simples lembram impressoras jato de tinta convencionais. O material (fotopolímero) é aplicado por uma cabeça de impressão na superfície da mesa em forma de uma camada fina e, em seguida, endurecido por luz UV. Dessa forma, uma camada de impressão é criada. Em seguida, a plataforma de trabalho é abaixada e a cabeça de impressão aplica a próxima camada de impressão.
No caso da impressão MJP, é necessário um material adicional - suporte. Isso é fornecido por uma resina separada da cabeça de impressão e, finalmente, é removido usando água.
Assim como na impressão SLS, aqui não lidamos com suportes padrão, o que permite a impressão de figuras complexas e complicadas. Uma vantagem é também, sem dúvida, a alta precisão e qualidade de superfície.
CJP
Esta tecnologia de impressão 3D combina um pouco do SLS e do MJP. Para criar figuras, é utilizado pó, distribuído na câmara de forma semelhante à impressão SLS. No entanto, as camadas de impressão são unidas usando um agente aglutinante, aplicado entre as camadas (o formato do aglutinante impresso define o formato da camada). O agente aglutinante é aplicado por uma cabeça semelhante à de uma impressora a jato de tinta. E, muito importante, pode ser colorido, permitindo impressões coloridas.
As vantagens do CJP incluem velocidade e baixo custo de criação de impressões. E a falta de suportes tecnológicos e a capacidade de imprimir em cores permitem a criação de elementos inacessíveis para outras tecnologias.