Nossa wikipedia, tecnologias de processamento de vidro
a) Jateamento de areia
Esta é uma método de marcação superficial, semelhante à gravação a laser, que envolve remover material da superfície da estatueta e deixá-la fosca. O material na área jateada possui uma depressão, cujo tamanho depende do comprimento e da intensidade do jateamento nessa área. A superfície tem uma textura fosca claramente perceptível ao toque.
O jateamento de areia é um dos métodos mais universais, mas é praticamente usado em todos os casos de vidro. O jateamento em vidro oferece grandes possibilidades de processamento devido à capacidade de esculpir o vidro.
Os exemplos mais comuns e populares de superfícies jateadas são copos foscos ou canecas com logotipos de empresas. O jateamento de areia oferece grande liberdade na criação de estatuetas de vidro, especialmente em combinação com outros métodos de personalização de vidro.
Através de uma pulverização mais prolongada com a pistola de jateamento em um ponto específico, podemos controlar a profundidade da pulverização e, assim, obter um efeito de pseudo-tridimensionalidade que produz o melhor resultado ao jatear as estatuetas a partir da parte traseira. Nesse caso, olhando de frente, podemos ver letras ou logotipos esculpidos no vidro.
O elemento preparado dessa forma já está pronto para uso adicional. O jateamento em si já oferece um efeito visual interessante, mas também podemos adicionar uma marcação colorida à superfície jateada. Podemos fazer isso de duas maneiras:
a) Com impressão UV
Nesse caso, além do próprio jateamento, podemos preencher a área jateada com qualquer cor ou gradiente, o que não é possível no caso de preenchimento com tinta. Submetemos a superfície jateada ao processo de impressão UV. A impressão em uma superfície fosca a torna muito mais durável do que a impressão em uma superfície polida de vidro plano, mas também aprimora a superfície, adicionando uma aparência e estética únicas.
b) Com preenchimento de tinta
Um lugar jateado e preenchido com tinta é caracterizado por uma durabilidade mecânica e química muito alta. Não é suscetível à umidade e sua maior vantagem é a possibilidade de uso de tintas metálicas. O efeito obtido nesse processo, ao contrário da impressão UV, proporciona um brilho metálico principalmente em algumas cores básicas como ouro, bronze e prata.
Pode ser usado, por exemplo, para marcar estatuetas em que, por exemplo, queremos distinguir o vencedor do primeiro lugar com uma cor dourada, o segundo lugar com uma cor prateada e o terceiro lugar com uma cor bronzeada.
Pintar ou pintar com tinta a superfície de vidro oferece muitas possibilidades para a aparência final de uma estatueta. Esta é também uma das técnicas mais importantes de acabamento de superfície de estatuetas para que pareçam muito exclusivas e prestigiosas. As realizações parecem especialmente fenomenais quando adicionamos gravação a laser CO2 como etapa final, que aplica motivos gráficos à superfície da tinta.
Grosa jateamento
Grosa jateamento é obtido no processo padrão de jateamento de areia. No entanto, é realizado por um período muito mais longo. O tempo de jateamento determina a profundidade da gravação. Para obter um efeito interessante de espacialidade, a jateamento deve ser realizado a uma profundidade de pelo menos vários milímetros. A jateamento profunda parece melhor quando se olha para o vidro do outro lado (portanto, a jateamento deve ser realizada em reflexão espelhada na parte de trás do vidro). O espectador da estatueta tem a impressão de um objeto espacial colocado dentro do vidro. A jateamento profunda também pode ser usada para esculpir artisticamente em vidro.
Acabamento de vidro e bordas
O jateamento também é útil para o processamento de vidro, sem a necessidade de criar designs específicos. As duas principais aplicações das vantagens da jateadora são acabamento de bordas e fosqueamento de vidro.
O acabamento das bordas é útil quando a borda é afiada ou irregular após o corte. No entanto, na realização final, não precisamos de bordas polidas, e o acabamento fosco é suficiente ou desejado. O vidro para esse tipo de processamento deve ser protegido em toda a sua superfície, exceto pelas bordas. O jateamento atinge apenas a superfície da borda do vidro.
O jateamento de vidro é simplesmente a jateamento da superfície de todo o elemento de vidro ou estatueta. Isso cria o chamado vidro congelado em uma cor branca-acinzentada.
b) Esmerilhamento
c) Polimento
A última fase do acabamento das bordas é o polimento. Consiste no processamento da superfície da borda para obter uma suavidade ideal, e a própria superfície é então dada um efeito de brilho. No caso do vidro, tal borda também se torna transparente.
A tecnologia de polimento é semelhante à do lixamento, mas com a diferença que em vez de discos abrasivos, são utilizados discos de polimento, geralmente feitos de materiais, esponjas e outros materiais macios.